"Tempos Modernos" Charles Chaplin

(sou o único loco que faz o trabalho da escola vira post da armada)



Tempos modernos e um dos filmes mais críticos do Chaplin. Alem de critico poder ser um monologo da vida dele em alguns pontos.

O filme já e uma critica na escolha de como ele será feito, em 1936 já existia o cinema falado, mais segundo Chaplin o cinema falado não tem graça e o filme diante a direção dele fico mudo com apenas algumas palavras.

O filme começa com um monte de carneiros correndo e depois a cena corta para a população correndo nas ruas, uma analogia com o que a sociedade e o governo tratam o povo como um bando dos animais.

O filme em si começa mostrando um trabalhador em uma fabrica. O personagem Carlitos trabalha apertando parafusos, onde ele trabalha tanto que começa a aperta “parafusos” até na hora de comer.

Um dos personagens que fala e o dono da fabrica onde ele aparece em telas espalhadas pela fabrica (analogia feita no livro 1984 onde assim como o patrão quem apenas aparece falando e o “deus” do mundo o denominado “Grande Irmão”)

Investidores vão até a fabrica para vender uma maquina revolucionaria onde ela ajudara os trabalhadores a comer enquanto trabalha, isso ajudaria a não ter o horário de almoço.

A maquina dar defeito embasa na critica de se até a maquina pode quebra com muito trabalho imagina os seres humanos que são tratados como escravos até nos dias de hoje.

Carlitos enlouquece e vai para o hospital psiquiátrico, quando ele se recupera o país esta assolado pela crise de 29.

Funcionários revoltados nas ruas norte americanas protestando por melhores condições de emprego.
Daí nasce uma das cenas mais geniais do filme.
Carlitos andando pela rua vê uma bandeira cair de um caminhão, ele sai correndo tentado devolver, mas atrás dele vêm vários protestantes, ele a frente da multidão daria para entender que ele era o líder, e foi preso com um instigador.
Com essa cena a imprensa transformou Chaplin em um comunista e ele foi altamente criticado sobre isso.

Chaplin volta para seu assunto recorrente o vagabundo de vários outros filmes.

O personagem e preso salva a cadeia de uma fuga, e graças a isso e solto.
Mais não tem emprego para ele em um país em crise, então o “vagabundo” tenta varia maneiras de volta para a cadeia.

Em uma das maneiras conhece uma moça onde se apaixona e quer viver com ela, deixa o lado vagabundo para agora sim arrumar um emprego e poder viver com ela.

Em 1936 ele já fazia criticas sobre exploração no trabalho (fabrica), mostra sua alma anti-governamental (cena da rua) e uma critica a drogas (cena na cadeia onde aparece um “pozinho branco”)

A analogia sobre sua vida começa quando a garota arruma um trabalho de cantora e dançarina em um salão, e depois o indica para trabalhar como garçom e cantor.

A mãe de Chaplin era dançarina o pai morto por causa do álcool era cantor.

A garota e procurada pela polícia pelo crime de “vadiagem”, no fim os dois fogem dos policias.

O ato final do filme e a menina desanimada com a vida e o Chaplin a dizendo para não desistir de lutar.

Um gênio como Chaplin falava na década de 20,30 assuntos até hoje validos.

Há poucos dias foi noticiados abuso de trabalho de bolivianos em São Paulo. Mais isso há vários anos vem sendo denunciados como Coreanos no bom retiro e crianças no nordeste.

O mundo perde muito em pessoas não se interessarem em ver pessoas como Charlie Chaplin, perde em pessoas querendo melhorar o mundo.

Filme: Tempos Modernos (Modern times)

Ano: 1936

Diretor: Charlie Chaplin
Roteirista: Charlie Chaplin

1 comentários:

  1. Sarah ϟ disse...:

    "O mundo perde muito em pessoas não se interessarem em ver pessoas como Charlie Chaplin, perde em pessoas querendo melhorar o mundo. " Kakete filosofando. Mas, voltando lá, de que Chaplin falava de assuntos abordados até hoje... Muitos autores,cantores e etc também. Fora que Chaplin tinha um senso crítico fora do comum. E uma criatividade sem tamanho. Tudo isso combinado, deu no que deu. Enfim. Tio Chaplin era dig din dig din. O problema é que poucas pessoas sabem quem foi ele.

Postar um comentário

Todo comentário é postado e posteriormente moderado. Os comentários aceitos serão apenas os que seguirem as seguintes regras:
- Seu comentário deve ter relação com o assunto do post
- Não se deve incluir link de outros blogs ou sites
- Não se deve xingar ou cometer qualquer outro tipo de agressão moral
A Armada agradece o seu comentário.

 
Armada Cast © 2011 | Todos os direitos reservados a equipe Armada e seus respectivos autores.